WebTv

OBRAS DE ISMAEL NERY ESTÃO EXPOSTAS NO MAM-SP

Desde o dia 8 de Maio o MAM-SP, Museu de Arte Moderna de São Paulo, conta com a exposição “Ismael Nery: Feminino e Masculino”.

São 210 obras selecionadas pelo curador Paulo Sergio Duarte que expõem sua marca registrada: figuras com traços andróginos e transgressores. As obras estão dividas em temas: nus, retratos e autorretratos, danças, cenários e surrealismo.

Nery teve uma morte precoce, foi vítima de tuberculosa aos 33 anos. Mesmo jovem o artista passou por todos os movimentos contemporâneos da época, como cubismo, surrealismo e expressionismo.

 

Obra de Ismael Nery exposta no MAM-SP

 

O artista explorava o erotismo em suas pinturas, e seus triângulos amorosos explicitamente sexuais demonstram uma contradição entre a ética e moral católica e a prática artística.

Nery ainda provocava a sociedade de seu tempo, como por exemplo a tela em que retrata uma mulher branca se relacionando com um negro.

 

“Se hoje isso choca certas pessoas, imagina naquela época”, diz Paulo Sergio Duarte.

Ismael Nery costumava jogar fora suas obras após terminá-las. Era o poeta Murilo Mendes amigo do artista, quem as conservava.

Duarte acredita que o longo período, 18 anos, em que Ismael Nery não teve uma exposição desse porte fez com que toda uma geração de jovens artistas e professores não tivessem contato com sua obra. Por isso, a mostra não é dedicada a especialistas.

 

Obra de Ismael Nery exposta no MAM-SP

 

O curador diz que escolheu essa linha curatorial didática porque “falta educação no país”.

 

“Reina a ignorância no Brasil. Eu dou aula desde 1978 e vejo o declínio da qualidade dos alunos ano a ano. Ao invés de melhorar, eles pioram, hoje os alunos não têm nem o domínio da língua portuguesa”, diz o curador.

 

Calcula-se que entre as peças que estarão disponíveis ao público até agosto, apenas 50 provenham de instituições; o restante foi emprestado por coleções particulares.

 

“Isso é uma tendência, e é quase uma tradição brasileira. As instituições não têm recursos para adquirir essas obras”, diz Duarte.

 

Em uma parede detrás dos painéis principais da exposição, estão quatro obras. A reserva se deve ao fato de que retratam cenas sexuais e, por isso, não são recomendadas para menores de 12 anos.

 

Obra de Ismael Nery exposta no MAM-SP

O MAM-SP, seguindo orientação de seu departamento jurídico, adotou os avisos após o incidente no ano passado.

Em setembro, o museu foi alvo de uma onda de protestos, após a divulgação de um vídeo feito no local, no qual uma criança interagia com o artista Wagner Schwartz, nu em sua performance “La Bête”.

Apesar de ter acatado a orientação, Duarte afirma achar “tudo isso uma regressão terrível no Brasil”.

 

“Acho isso uma regressão terrível no Brasil, os jovens hoje em dia têm acesso à internet e podem ver na internet coisas muito piores”, diz Duarte

 

 

SERVIÇO

Ismael Nery:  Feminino e Masculino
Onde? MAM, av. Pedro Álvares Cabral, s/n, (11) 5085-1300;

Quando? de terça a domingo, das 10h às 17h30 | Até 9 de Agosto.

Quanto?  R$ 7.

 

 

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

EXPOSIÇÃO EM LONDRES EXPÕE VIDA PESSOAL DE FRIDA KAHLO

Um ícone feminista, uma inspiração fashion, um exemplo para a comunidade LGBT, uma das maiores …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: