WebTv

FILME JAPONÊS LEVA PALMA DE OURO DE CANNES

O filme “Shoplifters”, do diretor japonês Hirokazu Kore-eda, recebeu no último sábado, 19, a Palma de Ouro do Festival de Cannes, o principal prêmio da 71ª edição do evento.

Já “BlacKkKlansman”, do diretor americano Spike Lee, que conta a história de um policial que se infiltrou no movimento racista Ku Klux Klan nos anos 1970, levou o Grande Prêmio do Júri.

Kore-eda era um dos nomes que aparecia entre os favoritos desta edição do Cannes, mas não Spike Lee. Os demais prêmios, no entanto, foram mais previsíveis, batendo com a expectativa dos críticos.

O filme conta a história de uma família pobre em Tóquio que ensina seus filhos a roubarem produtos de supermercado – o que explica o título em inglês. O drama chegou a ser descrito como “Oliver Twist dos tempos modernos”, em referência ao romance de Charles Dickens do século 19.

O italiano Marcello Fonte recebeu o prêmio de melhor ator pela atuação em “Dogman”, de Matteo Garrone. O prêmio de melhor atriz foi para a cazaque Samal Yeslyamova, pela atuação em “Ayka”.

Entre as surpresas da noite está a Palma de Ouro especial que o júri presidido por Cate Blanchett concedeu ao cineasta fraço-suíço Jean-Luc Goddard.

Spike Lee levou o Grande Prêmio do Júri pelo filme ‘BlacKkKlansman’ (Foto: Stephane Mahe/Reuters)

 

O polonês Pawel Palikowski venceu o prêmio de melhor direção com “Cold War”. Já a libanesa Nadine Labaki, cotada a conquistar a Palma de Ouro com o filme “Chapharnäum”, ficou com o Prêmio do Júri.

A italiana Alice Rohrwacher, por “Lazzaro Felice”, e o iraniano Nader Saeivar, por “Trois Visages”, dividiram o prêmio de melhor roteiro.

A cerimônia também foi marcada pela questão do assédio e da participação feminina no cinema. A atriz e diretora italiana Asia Argento, a primeira a denunciar oficialmente Harvey Weinstein, disse no palco que foi estuprada pelo produtor, que nunca mais será bem recebido no Festival de Cannes.

“Em 1997 fui violada aqui em Cannes por Harvey Weinstein. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu terreno de çaça. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca mais será bem-vindo aqui”, disse Argento no encerramento da 71ª edição do festival.

Asia Argento disse que foi estuprada por Weinstein em Cannes (Foto: Stephane Mahe/Reuters)

 

Veja todos os premiados em Cannes

  • Palma de Ouro: “Shoplifters”, do japonês Hirokazu Kore-Eda
  • Grande Prêmio: “BlacKKKlansman”, do americano Spike Lee
  • Prêmio do Júri: “Capharnaüm”, da libanesa Nadine Labaki
  • Palma de Ouro especial: o franco-suíço Jean-Luc Godard, que disputava com “Le livre d’image”
  • Melhor Direção: o polonês Pawel Pawlikowski por “Cold War”
  • Melhor Roteiro: à italiana Alice Rohrwacher por “Lazzaro felice”, e aos iranianos Jafar Panahi e Nader Saeivar por “Three faces”
  • Melhor Atriz: a cazaque Samal Yeslyamova por “Ayka”
  • Melhor Ator: o italiano Marcello Fonte por “Dogman”
  • Câmara de Ouro: “Girl”, do belga Lukas Dhont
  • Palma de Ouro para curta-metragem: “All these creatures”, do australiano Charles Williams
  • Menção especial para curta-metragem: “Yan Bian Shao Nian”, do chinês Wei Shujun

 

Confira o Trailer do grande vencedor da noite “Shoplifters”:

 

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

NOVIDADES SOBRE LIVE ACTION DA TURMA DA MÔNICA SÃO REVELADAS

O Live-Action da “Turma da Mônica – Laços” está em fase de pós-produção e enquanto …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: