WebTv

DOUG JONES, O FAMOSO ATOR QUE NINGUÉM CONHECE

Você já ouviu falar do ator Doug Jones? Não? Parte do público pode até não saber o seu nome, mas certamente conhece alguns de seus papéis. Além disso ele está em primeiro lugar entre os 10 atores mais bem pagos de Hollywood em 2018, segundo a revista People With Money, com $58 milhões calculados em rendimentos combinados.

O ator de 57 anos e 1,92 m de altura deu vida a icônicos personagens de filmes e séries de TV de fantasia e ficção científica, a maioria de Guillermo del Toro, tendo feito seis filmes do diretor.

Jones começou sua carreira como esse mascote nos comerciais americanos do McDonald’s

 

 

E fez sua estreia nos cinemas como um dos palhaços em Batman – O Retorno. Depois, assumiu a pele de personagens como Joey em Homens de Preto 2, Abe Sapien e Chamberlain na franquia Hellboy, o Fauno e o Homem Pálido em O Labirinto do Fauno, o Surfista Prateado no segundo Quarteto Fantástico. O artista também participou de Buffy, a Caça-Vampiros e The Strain.

Atualmente, ele pode ser visto como Saru em Star Trek: Discovery e como o Homem-Peixe em A Forma da Água, que concorreu a 13 categorias no Oscar 2018 recebendo 4 estatuetas.

 

 

Com o rosto quase sempre coberto por camadas de maquiagem e látex, e seu corpo escondido por camadas de próteses que levam horas para serem colocadas e removidas, o ator é um artista sem rosto. Mas não importa. Ele é a pessoa por trás de inúmeros monstros, e por isso muitos monstros de Hollywood parecem tão reais, especialmente porque ele se identifica emocionalmente com os personagens.

 

“Sendo um garoto alto, magro e pateta que cresceu em Indiana, há uma pequena linha do que é considerado normal, e qualquer coisa fora disso é zoado. E eu pensei que eu era o único, é claro, então me senti como se fosse o estranho e ninguém me entendesse. Eu poderia me identificar com os monstros dos filmes nesse nível, eu acho. Venho descobrir mais tarde, que todos nos sentimos assim em algum momento ou outro”, disse ele em entrevista ao HuffPost.

 

O que faz de Doug Jones tão excepcional é que usa seu corpo como seu efeito especial, conquistando o público e cineastas através de seu olhar e linguagem corporal. Não basta usar o figurino, é preciso atuar por baixo do traje.

Pena que premiações de Hollywood como Oscar e Globo de Ouro ainda não reconhecem o trabalho de atores por baixo de máscaras, figurinos pesados e até captura de movimento.

Em 2006, por exemplo, após ter trabalhado com Jones em Hellboy, Del Toro comentou que Jones deveria interpretar o personagem-título em O Labirinto do Fauno. Entretanto, o filme é em espanhol, linguagem que Jones não falava.

O diretor Guillermo del Toro e Doug Jones nos bastidores de “O labirinto do Fauno”

 

Diante do terror do ator, o cineasta sugeriu que ele aprendesse as falas foneticamente, mas Doug rejeitou a ideia, preferindo aprender as próprias palavras, usando as cinco horas do dia em que passava vestindo o traje e fazendo a maquiagem para praticar.

Posteriormente, Del Toro decidiu dublar Jones com a voz de Pablo Adán, mas os esforços de Jones foram valiosos porque o ator de voz conseguiu combinar sua voz com os movimentos da boca de Jones.

Em A Forma da Água, Jones entrega mais um icônico e emocionante personagem. Não é à toa que foi escolhido a dedo por Del Toro, que inclusive, elogiou o talento de Jones, exaltando que o convidou para participar do filme por ser um ator, não um artista performático.

 

Confira abaixo alguns dos inúmeros personagens interpretados por Doug Jones:

 

The Candy Shop

 

 

Heróis Muito Loucos

 

Quarentena

 

Legião

 

 

Buffy, a Caça Vampiros

 

 

Homens de Preto II

 

 

Gainsbourg

 

 

A Máquina do Tempo

 

 

Monkeybone – No Limite da Imaginação

 

 

Batman – O Retorno

 

 

 

O Labirinto do Fauno

 

 

Hellboy

 

 

Hellboy 2

 

 

A Quinta Dimensão (The Outer Limits)

 

 

Doom

 

 

A Era dos Dragões

 

 

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

 

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

NOVIDADES SOBRE LIVE ACTION DA TURMA DA MÔNICA SÃO REVELADAS

O Live-Action da “Turma da Mônica – Laços” está em fase de pós-produção e enquanto …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: