WebTv

ARTISTA URUGUAIO LANÇA PRIMEIRO MANGÁ TRANS DA AMÉRICA LATINA

Cheio de aventura e ativismo, Teen Trans, heróis sem identidade secreta é o primeiro mangá com o tema transgênero da América Latina.

Criada pelo artista uruguaio Leho de Sosa, a publicação foi lançada durante a segunda edição da Semana de Arte Trans (SAT) de Montevidéu, capital uruguaia, que ocorreu entre os dias 9 e 15 de abril.

A história convida os leitores a conhecer o universo de quatro adolescentes que decidem assumir suas identidades de gênero e, por isso, são eleitos para defender a diversidade humana.

Na história, Alex, Ann, Delfi e Tino são guiados para desenvolver superpoderes que vão adquirindo conforme tentam evitar um “ataque iminente de um grupo de fundamentalistas liderados por um político homofóbico” contra a Marcha da Diversidade no Uruguai.

O artista uruguaio Leho de Sosa junto com um dos personagens de ‘Teen Trans’. Foto: Raúl Martínez/EFE

 

Leho de Sosa disse que criou o mangá de uma forma praticamente instintiva. Ele é gay e contou que, durante a infância, sentia “falta de personagens e produtos identitários” para crianças e adolescentes que se identificam como parte dos LGBTs. A aventura une ficção e a realidade da luta social pelos direitos desse grupo considerado minoritário.

Em Teen Trans, Delfi, de 15 anos, passa a absorver “a energia biodiversa do entorno” e é capaz de canalizá-la em descargas sensitivas. Alex, de 18 anos, recebe o dom de poder modificar sua morfologia e massa corporal, assim como sua força e velocidade. Ann, de 17 anos, pode voar e tem “poderes variáveis baseados na história e memória coletiva que fluem pelo universo quântico”. Por fim, Tino, de 14 anos, consegue canalizar sua jovem e instável energia biodiversa “sobre seu entorno e controlar massa e espaço-tempo”.

Personagens de ‘Teen Trans’ durante exibição na segunda edição da Semana de Arte Trans em Montevidéu, Uruguai. Foto: Raúl Martínez/EFE

 

Todo o trabalho levou um ano para ficar pronto, entre pesquisa e escrita – que, segundo o autor, é a parte mais simples -, e é o primeiro de uma série na qual ele está trabalhando.

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

ITAÚ CULTURAL ABRE INSCRIÇÕES PARA A TERCEIRA EDIÇÃO DA BANCA DE QUADRINISTAS

Feira que acontece em setembro no instituto dá oportunidade para que os artistas apresentem seus …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: