WebTv

“TEATRO PARA TODOS OS OUVIDOS” É PROJETO DA SAMSUNG PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

Conheça um pouco mais sobre este projeto da Samsung que visa a inclusão social de surdos.

O projeto Teatro Para Todos os Ouvidos, desenvolvido pela Samsung, está de volta, após o sucesso de 2017. A ação disponibiliza óculos de realidade virtual Samsung Gear VR para que surdos consigam assistir peças de teatro lendo legendas. Com isso, não é necessário ter um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais no local, o que facilita o acesso de mais pessoas ao teatro.

 

“A Samsung acredita demais nas pessoas. Ter um projeto de inclusão como o Teatro Para Todos os Ouvidos, de transformar voz em texto, nos dá muito orgulho”, ressalta Luiz Fernando Simabukulo, gerente de marketing corporativo da Samsung.

 

O projeto Teatro Para Todos os Ouvidos entra em seu segundo ano consecutivo. Em 2017, a tecnologia foi usada na peça O Pai. Na edição de 2018, serão contempladas sessões exclusivas da peça O Arquiteto e o Imperador da Assíria, que entra em cartaz a partir do dia 13 de abril, no Teatro Novotel Jaraguá, em São Paulo.  Primeiramente, serão contempladas pessoas atendida pela Fundação Gol de Letra e pelo Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, que a Samsung patrocina e que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral.

 

Smartphone e um Samsung Gear VR

No teatro, o surdo ou pessoa com deficiência auditiva terá à disposição um smartphone e um Samsung Gear VR que permitirá, por meio de tecnologia exclusiva da marca, acompanhar em tempo real a peça.

 

“Com o uso da inteligência artificial, a voz dos atores é captada, reconhecida e convertidas para uma legenda simplificada, que é completamente adequada aos surdos. Além disso, com os óculos de realidade virtual Gear VR, é possível ter uma duração de legenda ideal para que se dê tempo de ler, sem perder nenhuma ação da peça. Tudo foi pesquisado, desde a posição das legendas, até a cor e tamanho dos caracteres. Assim, pode-se oferecer a melhor experiência possível”, completa Simabukulo.

 

Os surdos e deficientes auditivos que quiserem assistir ao espetáculo O Arquiteto e o Imperador da Assíria terão entrada gratuita e ainda podem levar um acompanhante.

A inscrição deve ser feita diretamente pelo telefone (11) 97207-3633 ou por e-mail: teatroparatodososouvidos@gmail.com.

 

E, para completar, todos os surdos que participarem das sessões do Teatro para Todos os Ouvidos poderão ser contemplados com bolsas de estudos do Projeto Gestos para o curso de teatro em LIBRAS da escola Recriarte, que tem patrocínio exclusivo do Samsung Social.

 

Visitação na Avenida Paulista

Para quem mora em São Paulo e quer experimentar como a tecnologia da Samsung atua para melhorar a experiência de pessoas com deficiência auditiva durante um espetáculo teatral, poderá visitar até o dia 15 de abril uma cabine interativa, que foi montada na Avenida Paulista, na altura do Shopping Center 3. O horário de visitação é das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

BLUMENAU RECEBE 31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO COM MAIS DE 40 PEÇAS

De 12 a 19 de julho, acontece em Blumenau, Santa Catarina o 31º Festival Internacional …

Um comentário

  1. Associação Projeto Recomeçar BA

    queremos muito ter esse projeto em nossa ong.como fasemor para ter essa parceria?

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: