WebTv

LOUVRE REJEITA TURNÊ DE ‘MONA LISA’ PROPOSTA POR MINISTRA FRANCESA

Ministra da Cultura Francesa Françoise Nyssen

A proposta da ministra da Cultura francesa, Françoise Nyssen, para uma turnê do quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, foi rejeitada pelo Louvre. O museu afirmou que a obra não vai para lugar nenhum — nem mesmo para o andar de baixo, para a grande exibição de Da Vinci planejada para o próximo ano, que terá “Salvator Mundi” (vendida por R$ 1,5 bilhão em novembro) como grande estrela.

O site “The Art Newspaper”, que deu a notícia, lembrou que a última vez que a “Mona Lisa” viajou foi em 1974, para um giro no Japão. Doze anos antes, ela saiu do Louvre para uma exibição em Washington e Nova York a pedido de Charles de Gaulle, que queria agradar John F. Kennedy.

Desde 2005, a obra, que é a mais conhecida do Louvre, está pendurada em uma parede de concreto dentro de uma caixa de vidro selada, com temperatura controlada e a prova de balas. Segundo especialistas, seria impossível construir uma caixa de nível de segurança similar que pudesse viajar com a pintura.

Além disso, há uma outra preocupação: a rachadura na parte superior do painel de álamo que acompanha a obra quase atinge o cabelo de “Mona Lisa”. Uma inspeção em 2006 alertou quanto ao risco de “degradação da camada de tinta através de repetidas extensões e contrações do painel”, que poderia ocorrer com mudanças de temperatura.

Uma vez por ano, a caixa é aberta para um ritual de pesquisa com o diretor e funcionários do Louvre, além de acadêmicos. Chefe do departamento de pinturas do museu entre 2003 e 2014, Vincent Pomarède afirmou:

“Todo ano, percebemos que a rachadura está aumentando ligeiramente, antes de voltar ao normal quando o painel é devolvido à caixa. Então, viagens estão realmente fora de questão”.

Inicialmente, a ministra afirmou que o Louvre “não era oposto à ideia”. Agora, diz que “a ideia ainda está sendo considerada” e que “uma análise técnica foi iniciada” — funcionários do museu, porém, desconhecem a informação.

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

OBRAS DE ISMAEL NERY ESTÃO EXPOSTAS NO MAM-SP

Desde o dia 8 de Maio o MAM-SP, Museu de Arte Moderna de São Paulo, …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: