WebTv

Inteligência Artificial transforma dançarino em pianista

A Yamaha Corporation está ansiosa para anunciar sua tecnologia de inteligência artificial (AI), que permitiu o dançarino de renome mundial, Kaiji Moriyama, controlar um piano através de seus movimentos. O concerto, realizado em Tóquio em 22 de novembro de 2017, foi intitulado “Mai Hi Ten Yu” e foi patrocinado pela Tokyo University of the Arts e pela Tokyo University of the Arts COI. A Yamaha forneceu um sistema exclusivo, que traduz os movimentos humanos em expressões musicais usando a tecnologia AI.

Com base no sistema fornecido pela Yamaha, Moriyama fez uma performance brilhante com som de piano sincronizado. Além disso, a performance foi acompanhada por outros músicos de destaque, membros da Orquestra Filarmônica de Berlim, Scharoun Ensemble.

Dançarino: Kaiji Moriyama, Acompanhado pela Orquestra Filarmônica de Berlim, Conjunto Scharoun

 

O concerto realizado pelos talentosos músicos com a tecnologia Yamaha mostrou “uma forma de expressão que funde os movimentos corporais a música”.

A Yamaha acredita que esta performance representa um progresso constante na busca de novas formas de expressão artística e continuará a desenvolver essa tecnologia para ampliar ainda mais as possibilidades de expressão humana.

 

“Sinto como se a música fosse criada através do equilíbrio na combinação entre os movimentos dos pés e das mãos, então mantenho isso em mente durante a criação da coreografia. É diferente do que estamos habituados. Procuro usar meu corpo todo para dançar a música”, comentou o dançarino.

 

 

Mais sobre a Tecnologia

O sistema AI (Artificial Intelligence), está em desenvolvimento, mas já pode identificar o movimento de um dançarino em tempo real, analisando sinais de quatro tipos de sensores anexados ao corpo do artista. Este sistema possui um banco de dados original que conecta a melodia e os movimentos, com este banco de dados, o AI cria dados no sistema de melodia (MIDI) instantaneamente, de acordo com os movimentos do dançarino. O sistema envia os dados MIDI para um piano Yamaha Disklavier ™ e estes movimentos são traduzidos em música.

Para converter movimentos de dança em expressões musicais, o piano Yamaha Disklavier ™ é indispensável pois pode reproduzir uma rica gama de sons com extrema precisão através de mudanças sutis ao toque do piano. Além disso, usamos um Disklavier especial no concerto, que foi configurado com base no modelo CFX da Yamaha, para expressar em detalhes o desempenho do talentoso dançarino Moriyama.


Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

A COREÓGRAFA DEBORAH COLKER GANHA O “OSCAR DA DANÇA”

No dia 25 de Abril o Portal Cenário Cultural publicou uma matéria noticiando que a …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: