WebTv

Rio e SP têm maior mostra de arte contemporânea africana do país

Entre fotografias, pinturas e esculturas, a exposição ‘Ex Africa’ retrata o continente com obras de 20 artistas

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe, a partir desta semana, a exposição Ex Africa, a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no país. Com visitação gratuita no Rio de Janeiro até o dia 26 de março, a mostra já tem data para desembarcar em São Paulo.

Entre fotografias, pinturas, esculturas, performances, vídeos e uma instalação, a exposição conta com oitenta obras de vinte artistas diferentes – 18 deles são de países africanos e dois são brasileiros. O nome Ex Africa vem da frase cunhada há mais de 2.000 anos pelo escritor romano Caio Plínio: “Ex Africa semper aliquid novi” (da África sempre há novidades a reportar).

Instalação ‘Fragments White Cube Bermondsey’ de Ibrahim Mahama (White Cube Bermondsey/Reprodução)

 

Passando por temas como as tradições e paisagens do continente, a estética corporal de seus habitantes e os diferentes estilos musicais presentes na cultura local, a mostra apresenta a relação da África com suas raízes na cultura nativa, no cristianismo e no islamismo, assim como fortes conexões com elementos da cultura inglesa, francesa, portuguesa, hispânica e árabe.

Ex Africa já está aberta para visitação no CCBB do Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66) até o dia 26 de março e pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita.

‘Genesis’ de Kudzanai Chiurai (Courtesy Kudzanai Chiurai and the Goodman Gallery/Divulgação)

 

Em São Paulo, a exposição ficará aberta de 28 de abril a 16 de julho na unidade localizada no número 112 da Rua Álvares Penteado. O horário de funcionamento é o mesmo do centro cultural carioca e a entrada também será gratuita.

 

‘Beri Beri’ do fotógrafo J. D. ‘Okhai Ojeikere (J. D. ‘Okhai Ojeikere/Reprodução)

 

Esculturas de Abdulrazaq Awofeso (Ayo Akinwande/Reprodução)

 

Fonte: Veja/Entretenimento

 

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

EXPOSIÇÃO EM LONDRES EXPÕE VIDA PESSOAL DE FRIDA KAHLO

Um ícone feminista, uma inspiração fashion, um exemplo para a comunidade LGBT, uma das maiores …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: