BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Maria Clara Araújo – MULHER

Maria-Clara-Araujo 01Minha quarta homenageada também é uma grande mulher negra, eu te convido a conhecer Maria Clara Araújo!  Ouvi falar da Maria Clara pela primeira vez tem alguns meses, fiquei de procurar mais informações e esqueci… alguns dias depois estava a olhar as postagens de uma page transfeminista e vejo a foto de uma bela mulher com o sorriso mais lindo do mundo! No peito uma tatuagem com a famosa frase de Simone de Bonvoir: “No se nace mujer llega una a serlo”.

A história que acompanhava a foto do sorriso bonito relatava um dia de compras em companhia da mãe, onde parou titubeante diante do provador feminino com as roupas nas mãos e com receio dos olhares acusadores, disse que não queria prová-las… a mãe em alto e bom som diz para a moça do provador que a FILHA ia provar aqueles vestidos… ela emocionada contava o orgulho que tinha da mãe e a alegria em ter esse apoio.

Fui procurar para ver quem era essa mulher negra, escritora, blogueira e super badalada nas redes… me deparei com sua fan page no Facebook: Maria Clara Araújo e comecei a me inteirar de quem era.

Ela acaba de ingressar na Universidade Federal de Pernambuco no curso de pedagogia e mesmo assim anda viajando pelo Brasil para palestrar em diversas Universidades e Faculdades, escreve para o site Blogueiras Negras e Capitolina, acaba de estrelar a campanha “Oh! Maria” como garota propaganda para a marca Lola Cosmetics  e no mês que vem fará participação no TEDxUFPE, isso tudo já seria admirável para uma garota de apenas 19 anos, não é mesmo? Só que tem um detalhe muito importante nessa história: Maria Clara é uma mulher trans!

Para quem não compreende a nomenclatura, uma mulher trans é aquela que nasceu com um pênis e a sociedade compulsoriamente impõe a ela o rótulo de homem, mas ela se vê, se sente e se identifica quanto mulher, no caso de Maria Clara, mas algumas pessoas chegam a se identificar com ambos os gêneros ou até mesmo não se identificam com gênero nenhum… sim, porque entre o feminino e o masculino existe um vasto espectro de possibilidade, um mundo lindo e libertador para o ser humano.

Mas voltando à nossa heroína, conseguiram perceber agora o tamanho da façanha dessa menina? Releiam o penúltimo parágrafo, agora com a consciência de que se trata de uma mulher trans, negra,  de periferia e com apenas 19 anos! Maria Clara é a segunda mulher trans no mundo a ser garota propaganda de uma marca de maquiagens, isso aqui no Brasil, o país que mais mata pessoas trans no mundo, onde a estimativa de vida dessas pessoas é de no máximo 30 anos e um país que rouba não só a dignidade, mas também a humanidade de pessoas trans.

Por isso os feitos dessa jovem são tão importantes, não só para ela e a mãe, mas para todo um movimento de mulheres que estão tendo condições de escreverem uma outra história, bem mais digna, bem mais humana… e é só o começo! Tem muito a ser feito, mas é pelas mãos de mulheres empoderadas como Maria Clara, que veremos a vitória se desenhar cada vez mais potente e irreversível, pois como já mostrava Marsha P. Johnson, uma negra transativista e uma das líderes da histórica revolta de Stonewall e como diz Maria Clara Araújo:”A revolução será travesti!”.

Vida longa, feliz e cheia de realizações a você, Maria Clara! Muita força e sabedoria, pois sua missão é árdua, mas os frutos serão doces e valiosos! Que honra viver o tempo de poder presenciar a existência de mulheres como você, dando sua linda cara para estampar uma campanha de cosméticos, porque tapa, é você que vem dando na cara da sociedade transfóbica!  Sucesso sempre!

Maria-Clara-Araujo 02

 

Uma das falas de Maria Clara Araújo em sua fan page do Facebook:

“Na maior parte das vezes, mulheres trans e travestis não tem família, então, hoje, me reservo é a mandar forças para minhas irmãs que são sozinhas e que tiveram que se construir forte dessa forma. Que os gritos antes ouvidos pelos homens que se diziam pais, mandando-nos “tomar jeito de homem”, se tornem pequenos frente a fortaleza que nos tornamos, a partir de quando resistimos todos os dias em uma sociedade que quer nos matar. E, essa perseverança em viver, não tem “jeito” de homem que der para alguém.Abraços.”  (Maria Clara Araújo)

 

Abaixo seguem alguns links, de matérias, entrevistas e blogs onde ela escreve… pesquisem, conheçam, acompanhem… essa menina tem muito o que falar!

Matéria sobre Oh! Maria by Lola

 

Bloqgueiras Negras

 

Capitolina

About Andréa Magnoni

Fotógrafa, ativista "afro-trans-feminista", leonina, filha de Yansã e completamente fora da caixinha. Site: www.andreamagnoni.com.br

Confira também

Tiganá Santana e toda sua elegância sonora

Tem 3 anos que conheci o trabalho desse soteropolitano com ares de rei africano. Já ...

Deixe uma resposta