WebTv

TV Cultura Viva: Luciano Amaral encabeça campanha para evitar fim da Tv Cultura

Apresentadores da emissora se reúnem para falar do fim de programas como ‘Vitrine’ e ‘Cocoricó’.

Luciano Amaral
Luciano Amaral

O apresentador e ator Luciano Amaral lançou no último domingo (9), em sua página do Facebook, um vídeo de uma campanha para evitar o fim de programas e séries da TV Cultura.

“A melhor emissora pública do Brasil, minha, sua, nossa, de todos os brasileiros, está acabando e precisa de ajuda. Eu quero a TV Cultura Viva, e você?”, pergunta o artista que lidera a ação batizada de #EuQueroaCulturaViva. Luciano Amaral imortalizou Lucas Silva e Silva na série Mundo da Lua, produzida pela TV Cultura nos anos 1990.

O intuito da campanha é chamar a atenção para os problemas que a emissora tem passado nos últimos anos e convocar os telespectadores a participarem de uma petição online . O abaixo-assinado será encaminhado ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao atual presidente da emissora pública, Marcos Mendonça, e ao conselho curador do canal.

Entre os apresentadores que aparecem no vídeo-protesto estão Manuel da Costa Pinto, que comanda os programas Entrelinhas e Letra Viva , e Sabrina Parlatore, à frente do Vitrine por anos.

No vídeo são citadas, ainda, diversas atrações que saíram do ar nos últimos anos, como Zoom, Cocoricó, Mosaicos, Teatro Rá Tim Bum, Pé na Rua, Turma da Cultura, Programa Novo, entre outros.

O texto da petição afirma que “nos últimos anos, a TV e as rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e terceirização da programação , com a degradação de seu caráter público e da sua qualidade”.

O documento diz ainda que esse processo vem acompanhado de demissões em massa e de precarização das relações de trabalho, tanto na TV quanto nas rádios, “com estrangulamento da equipe de jornalismo e radialismo; enfraquecimento da produção própria de conteúdo, inclusive dos infantis; entrega, sem critérios públicos, de horários na programação para meios de comunicação privados; sucateamento da cenografia, da marcenaria, de maquinaria e efeitos, além do setor de transportes”.

No ano passado, a TV Cultura foi eleita a segunda emissora de TV com melhor programação do mundo, de acordo com pesquisa encomendada pela BBC. A emissora pública brasileira ganhou medalha de prata na disputa entre as 66 principais redes de televisão de 14 países, ficando atrás apenas da BBC One.

Assista o vídeo da campanha e assine a petição online aqui

 

 

Sobre Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

PRIMEIRA SÉRIE ORIGINAL INDIANA DA NETFLIX É LANÇADA MUNDIALMENTE

A primeira série indiana original da Netlix foi disponibilizada na última sexta-feira. “Jogos Sagrados”, uma …

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: