WebTv

Entenda o universo expandido de Star Wars

O blog Brincando com Livros publicou um post sobre o universo expandido de Star Wars, explicando onde cada livro se encaixa na história contada nos seis filmes.

Os filmes são divididos em duas trilogias: a clássica e “nova”. A Primeira Trilogia, a “nova”, foi lançada depois da Segunda Trilogia, a clássica, e foca na história de Anakin Skywalker e como ele se converte ao lado negro. São os episódios: A ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith.

A Segunda Trilogia conta a história de Luke Skywalker. São os episódios 4, 5 e 6: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. No final deste ano, estreia o episódio 7, O Despertar da Força.

Depois dessa pequena e breve contextualização, vamos aos livros. A Editora Aleph prometeu lançar vinte livros em dois anos. Até o momento, cinco foram lançados – Kenobi, Provação, O Herdeiro do Império, A Ascensão da Força Sombria, Um Novo Amanhecer – e dois anunciados. Veja na linha do tempo:

Time Line StarWars

Outro lançamento anunciado pela Aleph foram dois livros de tirinhas, em que há um relacionamento entre Luke, Leia e seu pai, Darth Vader.

Outra editora que apostou em produtos do universo foi a Bertrand Brasil, mas com uma abordagem diferente. Foram lançados livros em estilo apêndice: são pequenos agregados de informações sobre as facções que existem no mundo de Star Wars, como os Sith ou os Jedis.  Esses compêndios ficaram muito bem trabalhados, com capa dura, impressos em papel de foto. Confira aqui uma resenha caprichada de O Caminho Jedi.

Interior de O Caminho Jedi. (Foto: Momentum Saga)
Interior de O Caminho Jedi. (Foto: Momentum Saga)

A Darkside Books – conhecida por suas edições especiais, de capa dura – também lançou há um tempo o Star Wars: A Trilogia, que conta a história dos três filmes da Trilogia Clássica.

119440214_2GG

Por último, a Companhia das Letras também anunciou o lançamento de alguns livros pelo selo Seguinte. Serão duas séries que, segundo a editora, “apresentarão algumas histórias conhecidas de um jeito totalmente novo, assim como aventuras inéditas de Han Solo, Leia e Luke Skywalker”.

Em setembro de 2015, serão lançadas as novelizações: A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda, de Alexandra Bracken (Novelização do episódio IV); Então você quer ser um Jedi?, de Adam Gidwitz (Novelização do episódio V); Cuidado com o lado negro da força!, de Tom Angleberger (Novelização do episódio VI). O público alvo são jovens e os autores escolhidos tem destaque nesse meio.

starwars
Capas das novelizações que serão lançadas em setembro.

Já em outubro e novembro, serão lançadas aventuras inéditas, com histórias originais que incluem dicas e pistas sobre o próximo filme. “Nos três primeiros volumes, Han Solo, princesa Leia e Luke Skywalker estão de volta em aventuras inéditas que revelam o que aconteceu com os heróis entre Uma nova esperança e O Império contra-atacaA missão do contrabandista: uma aventura de Han Solo, de Greg Rucka; A arma de um Jedi: uma aventura de Luke Skywalker, de Jason Fry; Alvo em movimento: uma aventura da princesa Leia, de Cecil Castellucci.

Já em Estrelas perdidas, de Claudia Gray, os jovens adultos terão uma visão geral dos principais eventos do universo Star Wars, desde o estopim da Rebelião até a queda do Império, através dos olhos de dois amigos de infância — Ciena Ree e Thane Kyrell — que cresceram e se tornaram, respectivamente, uma oficial do Império e um piloto da Aliança Rebelde. Agora em lados opostos da guerra, será que esse casal apaixonado poderá ficar junto? Ou seu dever acabará por destruir esse romance — e toda a galáxia? O livro traz, ainda, conteúdo inédito sobre o que se passou depois de O retorno de Jedi.”

Que a força esteja conosco!

 

Sobre Carolina Carettin

Caipira e graduanda em Jornalismo. Já quis ser detetive, psicóloga e primeira bailarina do Bolshoi. Desistiu das duas primeiras carreiras, mas ainda dança, nem que seja só a macarena.

Confira também

ITAÚ CULTURAL ABRE INSCRIÇÕES PARA A TERCEIRA EDIÇÃO DA BANCA DE QUADRINISTAS

Feira que acontece em setembro no instituto dá oportunidade para que os artistas apresentem seus …

2 comentários

  1. Que legal, Bruce!
    Não sabia que o universo Star Wars envolvia tanta coisa. Confesso que conheço pouco, mas valeu a dica. Fica como esclarecimento para o pessoal que ler a matéria. Obrigada por contribuir.
    Abraços!

  2. Olá, Carolina. Tudo bom?
    Seu post é muito bom, mas acho que precisa de correção naquela imagem lá em cima: depois que a Disney comprou a LucasArts, as HQs e livros do universo expandido “deixaram” de fazer parte do cânon. Com isso, a trilogia Thrawn, aquele romance Provação, várias HQs, etc., deixaram de ter validade ou peso para o restante do universo Star Wars. Essas obras, no entanto, por conta do impacto que têm junto ao fandom, serão lançadas e editadas como “Star Wars Legends”. Agora, se não tiver “Legends” no alto, chance há de que seja uma obra do novo cânon – como é o caso de Tarkin, mostrado na imagem, ou de Aftermath, do Chuck Wendig, a ser lançado pela Aleph este ano ainda e que se passa entre os episódios VI e VII.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: