BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Mostra de Dança de Limeira incentiva renovação da linguagem

Difundir e incentivar novas linguagens da expressão corporal. Esse é o objetivo da Mostra de Dança de Limeira e Região – 2015, que será promovida pela Prefeitura de Limeira, por intermédio da Secretaria de Cultura, de 29 de junho a 4 de julho. O evento recebe apoio do Sesc Piracicaba, do Governo do Estado de São Paulo e da São Paulo Companhia de Dança (SPCD).

A Mostra contará com a participação de grupos de Limeira e região e de duas companhias da capital, a São Paulo Companhia de Dança e Cia Brasílica. A entrada para todos os espetáculos é gratuita e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência, no Teatro Vitória. As apresentações começam sempre às 20h.

Com o espetáculo “Canteiro de Obra”, no dia 30 de junho, a Cia Brasílica recriará o ambiente de uma construção civil, onde o bailarino irá explorar o espaço acompanhado de um carrinho de mão. Além de se deparar com experimentações sonoras e rítmicas, o público irá se surpreender com um operário que mergulha na sua rotina e utiliza suas essências culturais e artísticas como ferramentas criativas. A concepção, direção geral e interpretação é de Deca Madureira, com direção artística de Tutti Madazzio.

Espetáculo "Canteiro de Obras" da Cia. Basílica
Espetáculo “Canteiro de Obras” da Cia. Basílica

No dia 3 de julho, a São Paulo Companhia de Dança levará ao palco duas obras consagradas. A primeira será ‘Grand Pas de Deux’, de O Cisne Negro, de Mario Galizzi, com coreografia concebida a partir do original de 1895, de Marius Petipá. A outra peça é ‘Suite La Sylphide’, também de Mario Galiazzi, inspirada no original de 1836 August Bournonville.

A Companhia foi criada em janeiro de 2008, e nesse curto período de existência, já se apresentou no Brasil e em 11 países diferentes. Dirigida por Inês Bogéa (bailarina, escritora e doutora em Artes), possui um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo.

Segundo a secretária de Cultura, Gláucia Bilatto, a exemplo do ano passado a Mostra não terá caráter competitivo. “É um momento de intercâmbio cultural entre os bailarinos e coreógrafos, pois além dos espetáculos, haverá oficinas em que os participantes poderão aprimorar a técnica”, comentou.

Para tanto, a Mostra terá cinco oficinas voltadas a profissionais e estudantes de dança, oferecidas em parceria com o Sesc Piracicaba. Os alunos poderão aprimorar os conhecimentos do tango, dança contemporânea, sapateado, dança africana e danças urbanas. Todas essas oficinas ocorrem no Centro Cultural Cel. Flamínio, no dia 4 de julho (sábado). As vagas serão direcionadas preferencialmente aos inscritos na Mostra, sendo que cada interessado poderá inscrever-se em até três oficinas.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Centro Cultural Cel. Flamínio até 30 de junho, das 8h às 16h. Informações e fichas de inscrição podem ser obtidas pelo telefone 3495-9518 ou pelo e-mail:mostradedancalimeira@hotmail.com

Cinema

Uma novidade da Mostra será a exibição do documentário ‘Pina’ cedido pelo Cine Sesc, no dia 2 de julho, às 15h, no Teatro Vitória. Dirigido pelo lendário cineasta Wim Wenders, o filme mostra o trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, que morreu em 2009. No documentário, o espectador será conduzido a uma viagem sensual e deslumbrante por coreografias dançadas em Wuppertal – cidade alemã que foi o centro de criatividade da coreógrafa.

Após a exibição, o filme será comentado pela professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Sayonara Pereira, que estudou dança e atuou na Alemanha durante 19 anos (1985-2004).

 

Confira o Trailer do documentário “Pina 3D”

 

Fonte: Prefeitura de Limeira

 

About Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

Pioneira negra, Misty Copeland se torna primeira-bailarina do American Ballet Theater

Misty Copeland estava se tornando a mais famosa bailarina dos EUA -tinha sido capa da ...

Deixe uma resposta