BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Comemorações dos 50 anos de Magali continuam

A personagem Magali da Turma da Mônica completou 50 anos de “vida” em 2014 mas as comemorações ao seu cinquentenário continuam.

Magali come bolo e põe a culpa em Bidu, homenagem do cartunista Bruno Hamzagic
Magali come bolo e põe a culpa em Bidu, homenagem do cartunista Bruno Hamzagic
De Cleópatra, Magali imagina as pirâmides egípcias como pirâmides alimentares. Arte de William Medeiros
De Cleópatra, Magali imagina as pirâmides egípcias como pirâmides alimentares. Arte de William Medeiros

 

Dessa vez Magali ganhará uma exposição só sua na estação Sé do metrô de São Paulo. As ilustrações é uma homenagem de vários cartunistas à filha comilona de Mauricio de Sousa.

A exposição “Flashexpo Magali” fica em cartaz entre os dias 10 e 30 de abril, e reúne 60 estilos diferentes de quadrinhos feitos por 57 artistas brasileiros, como Bruno Hamzagic, Baptistão, Magali Sousa e Marina Sousa.

Muitos desses desenhistas começaram a carreira se espelhando no trabalho de Mauricio de Sousa, que completa 80 anos em 2015.

A mostra será itinerante e passará pelas estações Alto do Ipiranga, em maio, e Luz, em junho.

 

 

Serviço

Flashexpo Magali

Quando: De 10 a 30 de abril. Depois, a exposição segue para as estações Alto do Ipiranga, em maio, e Luz, em junho
Onde: Estação Sé do Metrô (Linha 3 – Vermelha)
Quanto: Gratuita
Mais informações: 0800 770 7722

 

Livro de Comemoração

Em 2014 Magali completou meio século de existência. A amiga gulosa da dentuça, apareceu pela primeira vez em uma tirinha em 11 de janeiro de 1964 e ganhou uma revista exclusiva em fevereiro de 1989. Alegre e calma, diferente da melhor amiga briguenta, a personagem ganhou um livro comemorativo, Magali 50 Anos (Panini, 160 páginas, 62 reais), que é um prato cheio para os fãs da comilona.

No volume, estão reunidas histórias marcantes e curiosidades sobre a Magali, personagem inspirada na terceira filha de Mauricio de Sousa. Em sua primeira tirinha, em que aparece feita de traços mais primários e em preto e branco, Magali diz a Mônica que ela deveria ser mais feminina e deixar de surrar os meninos da vizinhança. Apesar da doçura que prega, a personagem mostra sua força ao “protestar” contra o fato de ainda não ter uma revista própria, 25 anos depois de sua criação, em janeiro de 1989. Na época, ela havia sido deixada para trás por Mônica, Cebolinha, Cascão e Chico Bento, todos com títulos exclusivos.

1a_CAPA_Magali50anosNa história, ela pede a ajuda dos leitores para conseguir seu objetivo e sugere que eles endossem um abaixo-assinado disponível nas páginas da revista. “Aí, vamos mandar para o Maurício. Tenho certeza que, vendo o nominho de todos lá, ele não vai recusar o pedido”, diz a menina. Mas, para deixar claro que leva o protesto a sério, ela declara greve de fome até que seu desejo seja atendido, algo até então impensável para a personagem.

Para o alívio da comilona e a alegria de seus fãs, o pedido foi aceito no mês seguinte. Mauricio de Sousa também deve ter ficado satisfeito, já que a revista se tornou um sucesso no mundo das histórias em quadrinhos. A edição número cinco do título de Magali, de junho de 1989, ultrapassou em 500.000 exemplares o número de vendas da edição daquele mês da revista da Mônica. A marca foi celebrada na edição número seis com uma capa que mostrava a dentuça sentada na grama com hematomas, enquanto Magali olhava assustada, como se tivesse “surrado” a amiga.

O livro também traz a história em que a garota adota um gato branco que encontra na rua, sujo e faminto. Na edição número 3 de sua revista, Magali promove um concurso cultural para escolher o nome do gatinho, batizado mais tarde de Mingau graças à colaboração de uma leitora, presenteada com um gato de verdade.

Mas, como não poderia deixar de ser, a maior parte das situações mostradas na coletânea trata da relação especial que existe entre Magali e a comida. Na história que abre o volume, publicada originalmente na década de 1970, a personagem aparece ao lado de sua fruta favorita, a melancia, que é transformada em uma nave espacial que traz alienígenas à Terra — os caroços. Em outra, Magali conhece Dona Cota, sua avó por parte de pai, e descobre que há um motivo para sua comilança: é de família.

Magali e a Educação Alimentar

Conhecida pelo seu apetite insaciável e por adorar melancias, a Magali celebrará seu cinquentenário sob o tema Educação Alimentar, dividido em três pilares: gastronomia, mini feira e licenciamentos. As ações comemorativas acontecem até julho de 2015.

A Mauricio de Sousa Produções, tendo a Sociedade Brasileira de Pediatria como fonte, desenvolveu uma pirâmide alimentar da Magali, na qual os grupos alimentares são explicados didaticamente com o número de porções diárias recomendadas, de acordo com a faixa etária da pessoa. O material está disponível ao público no site da Turma da Mônica .

Na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu em agosto de 2014, no Anhembi, foi dado o start das celebrações com o lançamento do livro Magali 50 Anos, pela Panini, e com um divertido encontro entre a personagem, a musa inspiradora – a filha homônima de Mauricio de Sousa – e a chef mirim Rebeca Chamma. Na ocasião, Renata cozinhou e interagiu com as duas Magali’s e com a plateia. Também foi criado um style guide exclusivo para a comemoração

Ainda se espera a participação da personagem em programas de gastronomia, uma web série com dicas da personagem, aplicativos temáticos, uma ação itinerante e games.

Durante o período da celebração, haverá comemoração em todas as plataformas da Turma da Mônica (redes sociais, site, revistas de atividades, quadrinhos, animações e games) com foco no tema Educação Alimentar.

Turma da Mônica Toy também comemora o aniversário de Magali

Magali assim como grande parte da Turma da Mônica ganhou várias versões durante os anos. Magali Baby, Magali Jovem e Magali Toy são algumas versões dessa personagem conhecida pelo seu apetite voraz.

A série Mônica Toy foi criada em setembro de 1998 e foi exibida pela Cartoon Network e Tv Globo. A cada semana é lançado um novo vídeo no canal Oficial da Turma da Mônico no Youtube e já conta com 2 temporadas com 26 episódios cada.

 Em janeiro de 2015 um episódio em comemoração aos cinquenta anos de Magali foi lançado.

Quer conferir? É só dar play no vídeo abaixo.

About Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

“A Bela e a Adormecida”, a adaptação de Neil Gaiman

No livro infantojuvenil A Bela e a Adormecida, a protagonista Bela Adormecida não é resgatada ...

Deixe uma resposta