BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Dia Nacional do Circo é comemorado na ENC

Espetáculo “Tudo Novo de Novo” reuniu cerca de 600 pessoas. Próxima apresentação será no dia 29 de abril

Cerca de 600 pessoas – entre crianças e adultos – lotaram a Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 27, Dia Nacional do Circo. Os alunos da ENC apresentaram o espetáculoTudo Novo de Novo para um público muito especial, formado em sua maioria por crianças e jovens (grande parte estudantes de escolas públicas e particulares) que entravam em um circo pela primeira vez. Em seus rostos era possível perceber um misto de surpresa, alegria e emoção. Logo na entrada, bem antes do espetáculo, os artistas recebiam o público numa apresentação de boas-vindas, dando uma pequena amostra do que estaria por vir.

O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco, que também entrava pela primeira vez na ENC, confessou: “Estou muito feliz por estar aqui, porque estou conhecendo a Escola, sendo apresentado a ela. Isso pra mim tem um valor pessoal. Vivemos num tempo em que as tecnologias mudaram muito a imaginação das pessoas e o circo recupera isso; é o que o corpo pode fazer, sem truques, sem photoshop”, disse. Bosco também destacou a importância da ENC: “A Escola Nacional de Circo cumpre duas das atribuições fundamentais para as políticas públicas: formação de público e formação de artistas cidadãos. E abrir as portas para o público, fortalece a instituição e a torna mais conhecida”.

Na lona, era quase impossível tirar os olhos dos acrobatas, malabaristas, trapezistas e palhaços. Os artistas apresentaram, entre outras modalidades, mastro, acrobacia (solo e aéreo), trapézio, tecido e parada de mão. Wellington Borges da Silva Coelho, 7 anos, da Escola Municipal Presidente João Goulart, no Andaraí, Zona Norte do Rio, era uma das muitas crianças estreando nesse mundo mágico. Tímido, resumiu em uma só palavra o que mais gostava: “palhaços”.

ENC-Dia-Nacional-do-Circo

Gilda Vale, diretora e proprietária da Creche Escola Glub Glub, no Méier, elogiou a iniciativa da Funarte. “Trouxemos as crianças aqui por causa do Dia Nacional do Circo. Elas estão amando. Agora vão reproduzir tudo o que viram aqui”, contou ela, que reuniu 19 crianças com idade entre 3 e 5 anos para o passeio. Patrícia Nascimento Paulo, diretora da Escola Municipal Alfredo Valladão, em Vigário Geral, revelou a emoção dos 44  estudantes –  com idade entre 8 e 10 anos – ao descerem do ônibus: “Quando eles chegaram, entraram e viram os artistas, foi uma alegria só”. Débora Ferreira Gomes de Melo, responsável por um grupo de seis jovens com síndrome de Down do Colégio IP, estava muito feliz e, antes mesmo do espetáculo, avisou que já iria agendar o próximo, no dia 29 de abril. “Quero trazer a turma da tarde”, disse, contente.

Nove escolas e algumas instituições, como Instituto de Psicologia Clínica, Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e Abapp (Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) prestigiaram o evento, que contou com participação especial do casal de palhaços Richard Righetti (Café Pequeno) e Lilian Moraes (Currupita), do Grupo Off-Sina, companhia de circo-teatro com 23 anos de existência.

O Grupo Off-Sina mantém parceria, por meio da Escola Livre de Palhaços (Eslipa), com a ENC. “Essa parceria agrega muito valor a todo processo de ensino e aprendizagem da arte do palhaço, visto que os alunos da Eslipa, que vêm de todo o Brasil, podem também conviver com os alunos da Escola Nacional de Circo. Isso traz, para os dois lados, um espaço de troca de vivências e de saber que acrescenta muito em todo o processo pedagógico e na própria metodologia da Eslipa”, contou Lilian.

Representando a Funarte, também estiveram presentes o diretor executivo, Reinaldo Veríssimo; o coordenador de Circo, Marcos Teixeira; o diretor da ENC, Carlos Vianna; a coordenadora  de Comunicação, Camilla Pereira, entre outros servidores.

O próximo espetáculo já está agendado para o dia 29 de abril (quarta-feira). O objetivo dessa iniciativa é mostrar toda a diversidade, riqueza e variedade do processo de ensino e aprendizagem, em espetáculos dirigidos pelos professores da instituição. Escolas e grupos devem agendar sua participação.

A ENC está de portas abertas para receber o público, tanto nas apresentações gratuitas mensais como nas visitas guiadas para pequenos grupos. É uma oportunidade para conhecer o cotidiano da escola, sua estrutura e história. O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira pelo e-mail visitacaoenc@gmail.com. A visitação acontece entre 9h e 16h.

Francisco-Bosco-e-palhaços-na-ENC-foto-S-CastellanoSobre a ENC – Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo realiza Curso Técnico em Artes Circenses e Intercâmbios. Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural circense, a Escola cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação da linguagem do circo.

Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha e por Orlando Miranda, a ENC reúne, em seu corpo docente, profissionais com mais de 30 anos de carreira artística, alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, a Escola conta com cerca de 57 alunos matriculados e oferece aulas em dois turnos. A admissão é realizada mediante concurso público.

A Escola Nacional de Circo está sediada na Praça da Bandeira, ponto tradicional de armação de circos no século XIX e início do século XX. O terreno, com sete mil metros quadrados, abriga uma lona moderna de quatro mastros, com capacidade para 1,2 mil espectadores. O espaço possui salas de aula, dança, auditório, musculação, fisioterapia, refeitório e oficina para confecção e conserto de aparelhos.

SERVIÇO

Espetáculo: Tudo Novo de Novo

Espetáculos confirmados – 1° semestre/2015:
29 de abril
13 de Maio
16 de Junho

Escola Nacional de Circo

Endereço: Rua Elpídio Boamorte S/Nº, Bairro: Praça da Bandeira, Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 2504-5320
E-mail: visitacaoenc@gmail.com

 

Fonte: Funarte

About Daniel Pereira

Um aquariano que vive com os pensamentos no futuro mas tem grande apego com o passado. Apaixonado por arte e Comunicação. Seu maior defeito é fazer mil coisas ao mesmo tempo a ponto de não ter tempo pra mais nada e mesmo assim vive criando coisas novas pra fazer.

Confira também

Palhaços: A História

Os palhaços são conhecidos a aproximadamente quatro mil anos mas a verdade, é que desde ...

Deixe uma resposta